O que é Carga Seca?

Em logística, Carga Seca se refere aos produtos não perecíveis que podem ser transportados independentemente do horário e das condições climáticas, sem que sejam causados danos à carga.

As Cargas Secas mais comuns são: madeira, ferragens e os demais equipamentos e materiais de construção, exceto cimento e similares. Os alimentos não perecíveis também são considerados carga seca, como feijão, arroz, açúcar e óleo, pois eles possuem um longo tempo de durabilidade, não necessitam ser mantidos sob refrigeração, congelamento ou aquecimento e podem ser armazenados à temperatura ambiente. Produtos de higiene pessoal, itens de limpeza, eletrodomésticos, peças automotivas, artigos de vestuário, ferramentas e outros, também são exemplos de carga seca que percorrem as rodovias do país diariamente.

Quais os segmentos que mais utilizam o transporte de carga seca?

O transporte de Carga Seca é muito importante para o desenvolvimento econômico do país, pois ele é o responsável por realizar o abastecimento e a distribuição dos produtos para lojas de materiais de construção, supermercados, cooperativas de consumo, comércio e até indústrias, por meio do transporte de mercadorias encaixotadas ou paletizadas.

Segurança no Transporte

Carga Seca, assim como outros tipos de cargas, necessita de segurança durante o seu transporte, pois, muitas vezes, são transportados produtos de alto valor financeiro. Por isso, é interessante sempre optar por transportadoras que ofereçam o serviço de rastreamento dos veículos e monitoramento de carga 24 horas por dia, visando a proteção contra situações de roubo, assalto ou acidentes.

Saiba quais são os veículos apropriados para o Transporte de Carga Seca

Para transportar Carga Seca não é necessário que o caminhão seja refrigerado, pois como abordado anteriormente, esse tipo de carga suporta todos os tipos de clima sem sofrer nenhum dano. Porém, há alguns veículos que são apropriados para transportar Carga Seca, são eles:

  • Caminhão Toco: Esse é um veículo curto com dois eixos e que suporta em média 8 toneladas de produtos.
  • Caminhão Truck: Esse modelo de veículo é mais longo e possui três eixos. A sua capacidade de transporte de carga seca é de até 12 toneladas.
  • Carreta (cavalo mecânico + semirreboque): Com capacidade maior do que os veículos citados acima, a carreta é destinada ao transporte de até 25 toneladas de carga seca.